quarta-feira, 4 de julho de 2012

Propágulos Foliares

A botânica sempre me fascinou, acabei entrando nesse mundo das suculentas por querer aumentar a coleção e acompanhar o desenvolvimento percebendo suas particularidades. As matérias de botânica eram as mais interessantes na época da faculdade de biologia, ainda me pego lendo estudos acadêmicos relacionados, só que hoje, os que tratam sobre suculentas. Encontrei um estudo que mostra sobre uma propagação inusitada, uma das que mais chamam a atenção dos amantes de suculentas. Espécies do gênero Bryphyllum e algumas Kalanchoe, pertencentes á família Crassulaceae, possuem uma característica incomum encontrada na natureza. A margem foliar sofre uma diferenciação e desenvolvem pequenas estruturas que se soltam da planta mãe e dão origem a novos indivíduos, essas estruturas são chamadas de propágulos foliares ou bulbilhos. Por esses estudos da morfologia e do desenvolvimento das estruturas permitiu que alguns autores as considerassem  como embriões completos (raízes, caules e folhas) e não apenas brotos foliares, como erroneamente a maioria imaginava incluindo eu.



Quando estão cheias de "filhotes" prestes a cair, elas ficam ainda mais interessantes, isso cria um efeito incrível que vai além das folhas simples e vazias. Após o momento que a planta mãe investe energia para produzir novos exemplares surge a floração exuberante e então a planta perece, vai perdendo as folhas, ficam amareladas e algumas até morrem, é a hora de fazer a poda e aguardar os "filhotinhos" que caíram tomarem o lugar das plantas que encerraram o seu ciclo. Por esse motivo essas espécies estão sempre em meio as coleções, afinal sua estratégia de dispersão é fenomenal.
Bryophyllum pinnatum. 
 Descobri que Bryophyllum pinnatum é uma espécie venenosa, todas as partes dela são. É aconselhável o uso de luvas para trabalhar com ela e claro, não coma esse tipo de planta que pode causar parada cardíaca. Em inglês seu nome popular é "mãe de mil" em homenagem a essa dispersão eficiente que ela possui. 

Bryophyllum tubiflorum. 
Bryophyllum tubiflorum.
Kalanchoe daigremontianum.
Kalanchoe daigremontianum.

Alguma espécie variegata.
Kalanchoe daigremontianum.
Kalanchoe delagoensis x daigremontiana.

Essa espécie é conhecida como borboletas rosas, ela é um híbrido de outras kalanchoe e a coloração rosada parece um bordado na folha verde. Um sonho, nunca vi dela pra vender. 

Bryophyllum pinnatum. 
Kalanchoe fedtschenkoi.
Kalanchoe fedtschenkoi.
Kalanchoe marnieriana. 

9 comentários:

  1. Super post on all these "Mother of Thousands" kalanchoe's! Some of my favorite succulents!

    ResponderExcluir
  2. Fascinante!!!
    Isabella.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal!
    Tenho uma kalanchoe em casa tbm :)

    Estou montando um blog sobre minha coleção, depois dá uma olhadinha :)
    http://webdisplay.com.br/garden

    Bjo!!

    ResponderExcluir
  4. oi tenho em casa 2 especies de Kalanchoe, mas não sei os "sobrenomes" como posso te mandar as fotos delas, eu acho um amor elas parecem rosas os brotinhos, as regas eu faço uma vez na semana ou se está muito seca a terra eu dou 2x na semana, mas obrigada pelas dicas e agora sei o nome delas, obrigada. Luciara

    ResponderExcluir
  5. Tanta planta linda, adoro as suculentas porque sempre têm um aspecto decorativo e raramente sujam o ambiente com folhas, pois demoram muito, mas muito mesmo, a secar. Uma das minhas preferidas é a mãe-de-muitos (ou "Kalanchoe delagoensis", a terceira foto), havia várias no telhado lá de casa. Adorei o blog... riquíssimo em informação valiosa sobre tais plantas.

    ResponderExcluir
  6. Matéria fascinante.
    Estou pesquisando sobre a Kalanchoe daigremontiana e sobre a Kalanchoe laetivirens. Também tenho a suculenta conhecida como Orelha de Burro em diversos vasos. Sou "doido" por elas.
    Fico admirado com a capacidade e a forma de reprodução, mas tenho receio que a propagação venha fugir de meu controle. Elas se alastram com facilidade. É penas que nunca tenha visto nenhuma floração.
    Obrigado pelas informações. Tornei-me um fã de seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Show de bola matéria muito instrutiva,obrigado

    ResponderExcluir
  8. Obrigado sua matéria foi muito instrutiva

    ResponderExcluir
  9. Where can i get this Bryophyllum tubiflorum.

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.