sábado, 28 de abril de 2012

Terrário

     "Quando penso em terrário, logo imagino algo super úmido e com musgos, nem pensei que suculentas pudessem sobreviver nesse tipo de arranjo, mas então me dei conta que terrários abertos podem ser excelentes para elas, e me deparei com um mundo de possibilidades. Todo tipo de pote de vidro pode ser utilizado, contanto que seja aberto e que tenha as horas necessárias de sol, veja a seguir algumas ideias". 









Muito legal esse terrário, gosto muito do acabamento com musgo. 
Rochas, pedras, areia, musgo... tudo pode ser utilizado como nos terrários comuns, a ordem é criar um ambiente que se assemelhe ao natural. 
Genial, note a abertura na parte superior. 
Mais variedades na montagem das camadas, mas o processo é basicamente o mesmo.
Canequinhas dentro de uma "estufa", as suculentas escolhidas aqui (gasterias e haworthias) são indicadas para ambientes internos e não gostam de luz solar direta, porém necessitam de muita claridade. 
Diferentes tipo de vidros abertos.
Terrários de cactus são muito mais secos e a areia é utilizada em abundância.
Temático.
Linda combinação.
Lâmpada.
Temático.
Temático, os terrários de cactos inspiram um ar velho oeste.
Todo tipo pote de vidro pode ser um terrário.
Detalhes.
Muito criativa a ideia do aquário.
Deve dar muito menos trabalho pra limpar!
Decoração moderna e sofisticada.
Diferentes acabamentos.
Ideia criativa para esse bule!
Diferentes tipos de pedras.
Areia colorida no acabamento.
Mais areia colorida.
Lithops em terrário.
Luminária/terrário, talvez se a escolha da lâmpada for adequada, acredito que essa combinação pode dar certo.

 Passo a passo:


1- Separe as suculentas compatíveis com o tamanho do vidro escolhido;

2- A primeira camada a ser colocada é uma fina camada de seixo ou pedriscos, para ajudar na drenagem da água;

3- Acima dos pedriscos, espalhe uma camada de carvão ativado, que pode ser encontrado em lojas de agropecuária, o carvão é de suma importância, já que ajuda na filtragem do ar dentro do terrário e evita que odores fortes sejam produzidos lá.


4- Então adicione um solo preparado para suculentas e cactos (mistura de 2 partes de terra para 1 de areia, não utilize areia de praia). Nessa etapa você pode criar desníveis e criar uma dimensão diferente dentro do vaso, analise o formato do vidro escolhido e veja em que posição a composição fica mais interessante.

5- Pedras maiores devem ser colocadas agora e com elas você pode criar os diferentes níveis, imitando a natureza.

6- Escolha os melhore lugares para as plantas e na hora de plantar retire o excesso de raízes delas, cave apenas um pequeno buraco para introduzi-las e a assegure-se que esteja bem firmes.

7- O acabamento pode ser feito com musgo seco, areia colorida ou pode ser deixado ao natural.

8- Adicione água suficiente para umedecer o solo levemente.

9- Coloque o terrário em um local bem iluminado.

10- Monitore periodicamente seu terrário de suculenta e adicione água quando necessário, nunca em grandes quantidades.



O vídeo acima não é de um terrário de suculentas, mas o processo é mesmo na montagem, é incrível como elas montam com tanta criatividade e bom humor. São terrários divertidos que criam cenas em miniatura. Verdadeiras peças de arte e decoração.












.

37 comentários:

  1. GOSTEI MUITO,TENHO ALGUMAS E VOU APROVEITAR AS DICAS PARA, AMPLIALAS ESTÃO TODA ESPREMIDAS ,VOU ME ATREVER A CRIAR UM MINI JARDIM,AMO PLANTAS TENHO VARIAS ESPECIAL SUCULENTAS QUE NAMORO TODOS OS DIAS.BJS AMEI SEU TRA

    ResponderExcluir
  2. oi, Lidiane! e para regar, a água não tem por onde sair no vidro... tem algum problema? beijos!!! (mtvilela@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tem problema sim, a rega deve ser mínima e mensal, os terrários com suculentas são diferentes dos terrário de musgos e duram muito menos, se ficarem sem ventilação duram cerca de 2 meses.

      Excluir
  3. Olá Lidiane, estou conhecendo seu blog agora, e estou AMANDO!!! Quer dizer que se eu fizer um terrário com suculentas ele só durará por um tempo? Mesmo com uma abertura em cima?
    Bjs
    Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís,
      Realmente se ele ficar aberto durará muito mais, mas mesmo assim, por não haver drenagem as suculentas em vidro tem "prazo de validade". Abraços!

      Excluir
  4. quais as plantas ideais para se fazer um terrario. pode-se deixar o vidro feichado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para terrários fechados vão bem avencas, samambaias, heras, musgos, bromélias, e epífitas... já nos terrários de suculentas devem sempre ficar abertos (fechados morrem em poucas semanas devido a falta de ventilação) e vão bem quaisquer suculentas e cactáceas.

      Excluir
  5. Olá Lidiane, gostaria de saber quais plantas podemos utilizar nos terrários abertos, se posso misturar as suculentas com algumas outras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,
      Não há limites, desde que você respeite as características das plantas utilizadas, como necessidades de sol, água, porte, tipo de solos... com suculentas não misturo outros tipos, pois a variedade delas é imensa, já nos terrários fechados e mais úmidos, pode utilizar avencas, samambaias, musgos, mini bromélias....

      Boa sorte!

      Excluir
  6. Olá Lidiane,

    adorei encontrar o seu blog, gosto de suculentas a muito tempo. Por acaso voce sabe onde posso encontrar os diferentes tipos de aquáio, por exemplo estes com abertura lateral?

    Obrigada
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Lidiane,
    adoro seu blog!!as ideias são sensacionais!! já tinha algumas suculentas, mas me animei a comprar mais, e acabei fazendo uns terráreos em bolas de vidro. Vamos ver como eles irão…
    obrigada!!!
    Telma

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lidiane! Adorei suas dicas e tb as fotos, lindas. Tenho várias suculentas em casa, espalhadas em vasinhos e seu blog me deu várias idéias pra deixa-las ainda mais bonitas. Os terrários de suculentas devem ser adubados com NPK ou outro tipo de adubo químico? Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Quero fazer alguns terrários abertos...posso misturar suculentas e cactáceas no mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Oi tenho uma pergunta, como o vegetal adquire água, mesmo sem ter sido regado?????? preciso desse resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raphael,

      o terrário precisa ser regado sim, principalmente os terrários abertos, mas em períodos espaçados e pouquíssima água, pois não há o dreno, já os terrários fechados devem ser regados após a montagem e depois tampados.

      Excluir
  11. Olá Lidiane!
    Adorei seu blog e estou aprendendo muito por aqui pois você é super criativa e muito caprichosa. Gostaria de saber quais as suculentas coloridas e mais baratas (espécies) que eu possa comprar.Estou começando a cultivá-las e semana retrasada comprei 5 mudinhas em um hipermercado mais, são todas na cor verde.Eu queria comprar mais suculentas só que de outras cores. As que estou cultivando estão lindas, todas bem plantadinhas, firmes e suas folhas estão mesmo"gordinhas, suculentas". Tenho muito pouco espaço em minha casa mas minhas janelas são grandes e com grades e elas estão lá.Bem se puder me responder agradeço muito.Parabéns por seu capricho, criatividade ,amor pela flora e por seu trabalho. Eu amo a natureza e procuro preservá-la no que posso.Um grande abraço e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  12. oi acabei de conhecer o seu blog e gostei mt. estou a comecar a fazer mini jardins com cactos e suculentas e tenho algumas dúvdas. no que tenho andado a pesquisar diz para colocar uma camada de pedras antes colocar a terra para uma boa drenagem da água, gostava de saber se essas pedras podem ser daquelas que se costuma colocar pros gatos fazerem as necessidades. obrigada :)

    ResponderExcluir
  13. Lindos, lindos. Gostaria muito de fazer um destes com areia colorida, poderia me indicar qual comprar? Seria a mesma p/ aquários? Parabéns pelas criações, perfeitos. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá Lidiane! Inicie meu mini jardim, num vidro aberto em 04/2015, misturei 05 tipos de suculentas! Graças às boas condições e tratamento elas estão progredindo muito bem! Mas acho que está chegando a hora de "reenvasar", o colar de bolinhas está por toda parte! Como devo fazer isso? Não tenho muita prática e tenho medo de perder minhas "filhinhas". Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Olá Lidiane! Gostaria de saber se aquelas sementes de suculentas comprada no saquinho em agropecuária é de fácil plantio. Obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  16. OLÁ NOSSA FIQUEI MARAVILHADA COM AS SUCULENTAS, NÃO AS CONHECIA, POR FAVOR ME INFORME AS QUE ESPECIES QUE NÃO CRESCEM. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  17. Oi Lidiane, fiz um terrario de cactus, aberto! Gostaria de saber com que frequencia devo regar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, terrários devem ser regados muito pouco, semanalmente é suficiente!

      Excluir
  18. Parabéns pelo blog. os cactos e suculentas são uma recente paixão. Me arrisquei em fazer alguns terrários fechados, com musgos. No meu instagram tenho algumas fotos @djfilipesiqueira. Se puder fazer uma visita, ficarei grato.

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Como gosto de plantas, fico sempre mais apaixonado com a criatividade de quem gosta mais do que eu. Parabens!

    ResponderExcluir
  20. Onde posso encontrar vidros resistentes? Só tenho encontrado os mais finos. Tenho medo de utiliza-los, são muito frágeis.

    ResponderExcluir
  21. Aonde posso comprar vidros mais resistentes? Só tenho achado os mais finos e tenho medo de utilizá-los, pois são muito frágeis.

    ResponderExcluir
  22. Estou apaixonada por suculentas e amei seu blog .

    ResponderExcluir
  23. Olá. Meu terráreo de suculentas está com um "limo" verde na lateral do vidro. Seria água em excesso? Acho que o deixo tão seco...

    ResponderExcluir
  24. Oi Lidiane,
    Me chamo Joelma e hoje para minha boa sorte me deparei com o seu blog. Moro na Alemanha e gostaria de cultivar um terrário e casa. Minha questao é que nosso inverno tem uma incidencia baixa de luz, apesar das variacoes climáticas vivenciadas hoje, entao nao saberia que tipo de suculenta ou cacto eu poderia criar em um vaso aberto. Poderia contar com sua orientacao? Desde já tenho muito a agradecer. Tenho algumas orquideas em casa, que nao me atrevo a mexer muito por conta da sensibilidade delas. Elas sao molhadas uma vez por semana. Tenho tb uma Amarilis, que nao eh plantada e nao recebe água. O seu Bulbo é envolvido numa camada de cera e nessa ela se desenvolve sem nos dar nenhum tipo de trabalho, mas no encanta e muito com sua beleza. Agora gostaria muito de cultivar os cactos e as suculentas. Um grande abraco!!!! Joelma Schur

    ResponderExcluir
  25. what i find interesting are all the photos that you have just taken off the internet without sourcing items. one of those items is from my husband and I's etsy shop the succulentgarden.etsy.com. I have no problem with people using our images but they must be sourced. I am not but you know that there can be legal repercussions when you do not source content which does not belong to you. this image just happened to pop up in my pinterest feed. I hope you keep this in mind when writing and posting new blog post. shellie garcia. thesucculentgarden.etsy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Shellie,
      Sorry for that, sometimes I find great imagens online without sources. if you tell me wich image you talk about I can delet it or put the source.

      Excluir
  26. Amei as dicas para arranjos.As plantas suculentas säo demais.

    ResponderExcluir
  27. Olá Lidiane.
    Seu blog é ótimo.
    Tenho dúvidas se posso colocar musgos no terrario aberto com cactos e suculentas.
    Posso usar pra acabamentos?

    ResponderExcluir
  28. Boa Tarde,

    Sou Aline Acadêmica do curso Processos Gerencias do 4ª semestre.Mas o que preciso é se consegue me responder as perguntas abaixo.
    Pois esses trabalho tenho que montar uma empresa do zero e o nosso produto é terrário fechado.


    Preciso saber se existe um produto substituto?
    Qual o publico alvo?
    Qual publico que compra terrário?
    Quem e quais são os fornecedores dos produtos para fazer o terrário?
    Tem concorrentes e quem são?
    É vendido muito terrário fechado?
    Se possível conseguir me ajudar agradeço muito.

    Aline

    ResponderExcluir
  29. Oi Lidiane, ganhei sementes de suculentas, mas não sei como fazer a semeadura. Pode me ajudar? Seria muito grata!

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.